Haras Zel

Haras Zel


Eventos do Mangalarga Marchador e do Pampa estão na agenda desde criatório que começou e ganhou notoriedade com apenas um cavalo… Aliás, melhor seria dizer “O” cavalo.

Foi a partir da vontade de criar que José Lauro Megale foi a um leilão e, por recomendação do filho, José Lauro Afonso Megale, mais conhecido por Comendador Laurinho, adquiriu um exemplar para dar início ao plantel: o garanhão negro Haity Caxambuense.

O Haras Zel está localizado no município de Ouro Fino, região sul de Minas Gerais, berço da raça Mangalarga Marchador. Tem cerca de 150 hectares, divididos em duas propriedades: a Fazenda Talismã e a Fazenda Cachoeira.

Atualmente, cerca de 250 animais, compõem a tropa Zel, destaque na equideocultura do país. Também há dezenas de embriões em desenvolvimento e várias éguas prenhas.

A frente do plantel, Comendador Laurinho Megale é um entusiasta, grande admirador e criador do Mangalarga Marchador da pelagem Pampa e, por isso, participa ativamente de exposições das duas raças. Em ambas coleciona premiações e o reconhecimento do meio.

As principais conquistas foram por meio dos campeonatos do conjunto Folia do Zel e Kleberson Porto. Os dois conquistaram tudo que disputaram. Começaram na Nacional do Marchador, em 2014, com a consagração de Folia, Campeã Nacional. Em 2015, os prêmios do Grande Campeonato da Raça, do Marchador Ideal e de Grande Campeã Prova Funcional de Marcha Picada vieram ampliar o volume de títulos.

Sucesso que se deve a muito esforço, dedicação, investimentos em animais e infraestrutura  e, é claro, profissionais competentes!

Hoje o haras zel é composto por uma equipe de 14 colaboradores, que são os grandes responsáveis por fazer com que o haras cresça e alcance os resultados esperados.

O haras conta com estrutura de manejo, de Medicina Veterinária e vendas. Investimentos que mostram muita efetividade. Tem constantemente aumentado a produtividade e a eficiência reprodutiva do criatório. Com manejo de ponta, os animais encontram o ambiente ideal para se desenvolverem com mais facilidade e chamam a atenção de compradores, ampliando o nome do criatório no cenário nacional.

Os últimos dois anos foram marcados por esse sucesso. Em leiloes, o percentual de vendas ultrapassou 90%. Dentro do haras os resultados também foram muito bons, com excelentes taxas de reprodução e desmama.

A característica peculiar do haras de criar Marchador Pampa também é um grande diferencial, impulsionadora de crescimento. De excelente aceitação no mercado, os clientes encontram em um só cavalo a linda, exótica e exclusiva pelagem do Pampa, a morfologia, a genética e a marcha do Mangalarga Marchador.

Sem dúvida, a grande estrela do criatório, é Haity Caxambuense, que este ano Junta-se a um dos melhores garanhões dos últimos tempos, Galante do Expoente. Este magnífico garanhão chega na estação de 2017 para padrear as grandes doadoras e matrizes do Haras Zel. Os principais descendentes do garanhão com sufixo Zel são: Folia do Zel, Baixela do Zel, Ariel do Zel, Fenômeno do Zel, Piripak do Zel, Kastanhola do Zel, Kapitu do Zel, Griselda do Zel, Borboleta do Zel e Zorro do Zel.

O homozigoto Apache do Porto Palmeira, Andarilho do Zel, Damasco da Terra Molhada, Inglês da Morro Alto, são outros destaques que hoje atuam fortemente na reprodução.

Já no grupo das doadoras, importante citar: Quiris Luxor, Amora do Porto Palmeira, Antártica do Zel, Folia do Zel, Baixela do Zel, Duna da Cachoeira, Baixela do Zel, Ariel do Zel, Xuxa Luxor.

A cada ano o Haras Zel e sua equipe busca novos investimentos e melhores resultados, sempre focado em beleza, marcha e padrão racial, para que os animais criados no Haras Zel consigam se destar em pistas e atender as expectativa de seus clientes.

CONHEÇA NOSSA TROPA CAMPEÃ